Tecnologia em Nuvem e as ONGs

Em 2012, a TechSoup Brasil, em parceria com a TechSoup Global, conduziu uma pesquisa com ONGs, organizações sociais e sem fins lucrativos em todo o mundo. Nosso objetivo era entender melhor o estado atual de suas estruturas tecnológicas e seus planos futuros para adotar tecnologias em nuvem. Recebemos resposta de mais de 10,500 participantes de 88 países. Temos o prazer de adicionar esses dados ao nosso recurso em constante evolução para ONGs, fundações e comunidade sem fins lucrativos. 

O que encontramos?

As ONGs estão nas nuvem. 90% dos participantes mundiais indicaram que utilizam de algum tipo de tecnologia em nuvem, desde serviços “leves” como e-mail e redes sociais, até serviços “pesados” como base de dados e conferências na web. 

Existem barreiras. Nossa pesquisa descobriu que aquela falta de conhecimento é a principal barreira para adoção da nuvem, citada por 86% dos participantes mundiais. A falta de conhecimento foi constantemente citada como a uma barreira. 

Nós também descobrimos que: 
  • 79% das ONGs disseram que a maior vantagem em adotar as tecnologias em nuvem está relacionada à gestão, seguia por custo e possibilidade de melhoria para oportunidades de colaboração. 
  • 53% das ONGs relataram que planejam em mover uma porção significativa de sua infraestrutura para o sistema de serviços em nuvem, nos próximos anos. 

Como a sua ONG compara? No relatório, dividimos quais aplicações em nuvem as ONGs estão usando atualmente e quais planejam em usar no futuro, em uma esfera global e regional. Se você está querendo saber se as organizações amigas estão usando ferramentas baseadas na nuvem, como escritório e programas de contabilidade e software de colaboração, o nosso relatório tem as respostas. 
E mais! Saiba mais sobre nossas principais descobertas. Conheça qual o estado atual da computação em nuvem em ONGs de todo o mundo, o que essas organizações vêem como os desafios e as vantagens da tecnologia de nuvem, e como sua própria organização avança com a tecnologia.
Por que realizamos está pesquisa 

Nós tivemos três objetivos em mente quando realizamos a pesquisa:
  • Avaliar como as ONGs estão respondendo a computação em nuvem em termos de uso atual 
  • Medir o que as ONGs percebem como os obstáculos e as vantagens da computação em nuvem
  • Compreender melhor os planos dessas organizações para a adoção de tecnologias em nuvem

Em suma, esperamos que se entendermos a perspectiva das ONGs sobre a nuvem, não irá apenas fornecer conhecimento e compreensão para as ONGs, mas também irá ajudar a TechSoup Brasil, TechSoup Global e outros, para  melhor apoiar as ONGs na tomada de decisões informadas sobre, se as soluções de computação em nuvem estão certas para eles.